"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda!"



Paulo Freire




25 de julho de 2009

Presente

Este presente recebi da minha amiga do Blog Ferramenta Pedagógica...

Muito obrigada por me receber como sua amiga...
.

Dica Literária

O livro reúne contos populares, trovas, parlendas e ditados que fazem parte da cultura popular de nosso país possibilitando o contato com textos da tradição oral. Entre os contos apresentados temos um de esperteza, um de encanto, um de susto e outro de riso. Encontramos também, trava-línguas, um bestiário com personagens de nossa tradição, adivinhas, brincadeiras com frases e versos, além de uma nota do autor fazendo uma rápida apresentação de sua intenção ao escrever esse livro: “tentei compor um minúsculo painel mostrando, pelo menos um pouco, a poesia, o encanto, o mistério, a sabedoria, a malícia e a alegria de um dos inúmeros aspectos do folclore: a literatura popular”.
As ilustrações são também do autor, remetendo-nos com seu traço colorido às imagens encontradas na pintura popular brasileira.
(Maria Silvia Pires Oberg apud Bibliografia Brasileira de Literatura Infantil e Juvenil – São Paulo – V.8 – P. 1-211 – 1997 Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato)
Meu Livro de Folclore
Ricardo Azevedo
Editora Ática - 1997

O Nó do Afeto...

Em uma reunião de pais, numa Escola da periferia,a Diretora ressaltava o apoio que os pais devem dar aos filhos.
Pedia-lhes, também, que se fizessem presentes o máximo de tempo possível.
Ela entendia que, embora a maioria dos pais e mães daquela comunidade trabalhassem fora,deveriam achar um tempinho para se dedicar e entender as crianças. Mas a Diretora ficou muito surpresa quando um pai se levantou e explicou, com seu jeito humilde,que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana.

Quando ele saía para trabalhar, era muito cedo e o filho ainda estava dormindo.Quando voltava do serviço era muito tarde e o garoto não estava mais acordado. Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família. Mas ele contou, também,que isso o deixava angustiado por não ter tempopara o filho e que tentava se redimir indo beijá-lo todas as noites quando chegava em casa. E, para que o filho soubesse da sua presença, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia, religiosamente, todas as noites quando ia beijá-lo.
Quando o filho acordava e via o nó,sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado. O nó era o meio de comunicação entre eles.
A Diretora ficou emocionada com aquela história singela e emocionante. E ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.
O fato nos faz refletir sobre as muitas maneiras de um pai ou uma mãe se fazerem presentes ,de se comunicarem com o filho.Aquele pai encontrou a sua, simples, mas eficiente.E o mais importante éque o filho percebia, através do nó afetivo,o que o pai estava lhe dizendo.
Por vezes, nos importamos tanto com a forma de dizer as coisas e esquecemos o principal, que é a comunicação através do sentimento. Simples gestos como um beijo e um nó na ponta do lençol,valiam, para aquele filho, muito mais que presentes ou desculpas vazias. É válido que nos preocupemos com nossos filhos, mas é importante que eles saibam, que eles sintam isso.Para que haja a comunicação,é preciso que os filhos "ouçam" a linguagem do nosso coração, pois em matéria de afeto,os sentimentos sempre falam mais alto que as palavras. É por essa razão que um beijo, revestido do mais puro afeto, cura a dor de cabeça, o arranhão no joelho,o ciúme do bebê que roubou o colo,o medo do escuro.
A criança pode não entender o significado de muitas palavras, mas sabe registrar um gesto de amor.Mesmo que esse gesto seja apenas um nó.Um nó cheio de afeto e carinho.
E você... Já deu algum nó afetivo no lençol do seu filho, hoje?

Autor: desconhecido

A nova Educação... Será!!!!!?????

Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.
"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Precisamos começar JÁ!
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...
E então...
Como educadores que somos, comprometidos, vamos levantar esta bandeira!!!!

Agradecimento super especial...