"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda!"



Paulo Freire




14 de novembro de 2009

Dica Literária

A educadora Madalena Freire conta o relacionamento entre professores e alunos e como o conhecimento é fruto dessa relação. Nessa experiência, a pedagogia assume uma dimensão criativa e pulsante a ser vivenciada coletivamente, num intercâmbio constante.

Este livro podemos dizer que se encaixa como a Bíblia da Educação...Com sugestões de atividades, mesmo sendo de anos atrás, estão muito atuais. Madalena faz um diário de sua vivência na Escola da Vila em 1982.

Livro: A paixão de Conhece o Mundo

Autor: Madalena Freire

Editora Paz e Terra

A importância da Música na Escola e na Vida...

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.
Antes da criança nascer, ainda no útero da mãe, já demonstra sensibilidade ao ambiente sonoro e responde com movimentos corporais. O ambiente sonoro e a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que bebês e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva.
Vários estudos comprovam a importância da música ao ser humano, especialmente às crianças, em fase de desenvolvimento e aprendizado do mundo.
Segundo est estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudaram as notas musicais e as divisões rítmicas, obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo de matemática.
Com base nestas pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.
Não é para formar músicos que a Musicalização vem ganhando espaço nas escolas, sendo incluídas até no currículo. A música ajuda a afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser forte desencadeador de emoções.
A valorização do contato da criança com a música já era existente há tempos, Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.
Pensando assim, a música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem da escola.
A vivência musical para a criança, em geral é extremamente agradável. Ela aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve a criatividade, a coordenação e a memória. Nos primeiros anos de aprendizagem musical a criança torna-se mais atenta ao universo sonoro de um modo geral e desenvolve uma atitude de ouvinte, que é muito importante para a apreciação musical e para o relacionamento pessoal.
Hoje é perfeitamente compreensível essa visão apresentada por Platão, visto que a música treina o cérebro para formas relevantes de raciocínio.
Eis então uma reflexão para pais e principalmente educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, bem como criar estratégias voltadas para essa área, incentivando a criança a estudar música, seja através do canto ou da prática com um instrumento musical, isso desde a educação infantil.
In... Revista Nova Escola - jan 2006
Instituto Paulo Freire

Datas Comemorativas do mês de novembro

Dia do Inventor
05 Dia do Cinema Brasileiro
Dia Nacional da Cultura e da Ciência
12 Dia do Diretor de Escola
14 Dia do Bandeirante
Dia Nacional da Alfabetização
15 Dia da Proclamação da República (1889)
Dia do Jornaleiro
Dia do Esporte Amador
17 Dia da Criatividade
19 Dia da Bandeira
Dia Mundial do Xadrez
20 Dia Mundial da Consciência Negra
22 Dia da Música
Dia do Músico
25 Dia Mundial do Doador de Sangue
Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher
26 Dia Nacional de Ação de Graças
27 Dia da Infância
29 Dia do Café
30 Dia da Reforma Agrária
Dia do Estatuto da Terra
Dia do Teólogo
* Última quinta-feira do mês é o Dia Nacional de Ação de Graças