"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda!"



Paulo Freire




31 de julho de 2009

Mais atividades.... Língua Portuguesa

Esta atividade encontrei no site :

eaprender.com.br/tiki-download_file.php?fileId=1686 - Similares
Lá você também encontará diversas atividades relaciobnadas a Língua Portuguesa para nossos alunos.


4º ano do Ensino Fundamental


Texto 5 – Informativo
Título: A Floresta Amazônica
Texto extraído da internet / CanalKids


Um imenso tapete verde formado por árvores. É assim que se vê a
Amazônia do céu.
Mas se formos chegando mais perto, mais perto e mais perto (devagarinho
para não assustar ninguém), teremos surpresas entre as árvores da floresta: ali
moram onças, macacos, araras, tucanos, tamanduás. Ali nascem plantas e flores
raras. Ali existem rios enormes, cheios de peixes.
É tanta riqueza natural que o homem ainda nem conseguiu descobrir tudo
que existe na Amazônia!
São milhões de espécies que ainda não foram catalogadas, um tesouro
único no mundo. Isso sem falar na cultura dos primeiros habitantes da floresta, os
índios, com quem não cansamos de aprender.
Além de ser um lugar exuberante, a floresta é também muito importante
para a saúde da Terra. São árvores que limpam o ar que respiramos pelo
processo da fotossíntese, em que as plantas absorvem o gás carbônico do ar e da
água para obtenção de energia, eliminando na atmosfera o oxigênio, fundamental
à vida. Dizem até que a Floresta Amazônica é o pulmão do mundo.
Ela é tão grande que ocupa pedaços de nove países: Brasil, Venezuela,
Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.


Atividades sugeridas
Leitura interativa

Explicar aos alunos o que é um texto informativo, descrevendo suas
características.
Procurar o verbete informativo no dicionário e ler a definição para os alunos.
Em seguida, ler de forma interativa o texto acima.


Texto coletivo / produzido em grupo
Dividir a classe em grupos e pedir aos alunos que elaborem um texto em forma de
poesia, com base no tema do texto acima.



Aproveitar a oportunidade para trabalhar com os alunos algumas regras
gramaticais, tais como:
• Sinônimo das palavras: raras, espécies, catalogadas, exuberante, fundamental,
energia, etc. Pedir que busquem no dicionário.
• Substantivos e adjetivos. Pedir que circulem, no texto, os substantivos com a
cor vermelha, e os adjetivos em azul.
• Ortografia / acentos agudo e circunflexo.
• Etc.

Pesquisa / Lista de palavras
Pedir que pesquisem em jornais e revistas palavras acentuadas. Recortar e colar
as palavras em cartolina, dividindo-as em duas colunas: uma para as com acento
agudo, e outra para as com acento circunflexo. Deixar os cartazes pendurados no
varal, ou fixados no mural da classe, por alguns dias.




Recomendação de leitura
Pedir aos alunos que, divididos em grupos, entrem no site do CanalKids, ou outro
site referente ao mesmo assunto, e busquem mais informações sobre a Amazônia.
Pedir para imprimir os textos que acharem mais interessantes para serem lidos de forma compartilhada na sala.

O que muda no acordo ortográfico...


Recebi estas regras por e-mail e achei muito interessante pois está de fácil entendimento...
Use você também!!!

*Alfabeto - ganha três letras Antes 23 letras 26 letras: entram k, w e y

*Depois Trema - desaparece em todas as palavras Antes Freqüente, lingüiça, agüentar Frequente, linguiça, aguentar Depois

*Fica o acento em nomes como Müller *Acentuação 1 -some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
Antes Depois
Européia, idéia, heróico, apóio, bóia, asteróide, Coréia,
Europeia, ideia, heroico, apoio, boia, asteroide, Coreia, estréia, jóia, platéia, paranóia, jibóia, assembléia
estreia, joia, plateia, paranoia, jiboia, assembleia
Herói, papéis, troféu mantêm o acento (porque têm a última sílaba mais forte) *Acentuação 2 -some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas Antes Depois
Baiúca, bocaiúva, feiúra
Baiuca, bocaiuva, feiura
*Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí Acentuação 3 -some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)
Antes Depois
Crêem, dêem, lêem, vêem, prevêem, vôo, enjôos
Creem, deem, leem, veem, preveem, voo, enjoos
*Acentuação 4 -some o acento diferencial Antes Depois Pára, péla, pêlo, pólo, pêra, côa Para, pela, pelo, polo, pera, coa
*Não some o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo Acentuação 5 -some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar
Antes Depois
Averigúe, apazigúe, ele argúi, enxagúe você
Averigue, apazigue, ele argui, enxague você
*Observação: as demais regras de acentuação permanecem as mesmas
*Hífen - veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:
*Prefixos Usa hífen Não usa hífen
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra... *Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel *Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom Hiper, inter, super *Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico Sub *Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano *Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor Vice Sempre: vice-rei, vice-presidente Pan, circum *Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais:pan-americano, circum-hospitalar *Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão

Fonte: professor Sérgio Nogueira www.g1.globo.com