
"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda!"
Paulo Freire
Paulo Freire
9 de outubro de 2010
4 de setembro de 2010
AH! Independência!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que tal trabalhar a Independência do Brasil de forma mais divertida e informativa?
Deixemos de lado as comemorações formais com lembrancinhas, D. Pedro, espadas... e vamos nos furtar a democracia...
Trabalhar atualiadades com nossas crianças é mais proveitoso e tem como objetivo único a CIDADANIA, tão esquecida nas nossas escolas...
Nossas crianças não sabem para que serve cada cargo do governo do nosso País...
Vamos aproveitar então o ano de eleição, juntar com a Independência do Brasil e vamos trabalhar a tão famosa e importante DEMOCRACIA!
Crianças democráticas, são adultos cidadãos!
14 de agosto de 2010
Projetos.... Ah! Projetos....
Gente....
Já na volta ás aulas montamos uma mostra cultural com os alunos da escola...
Foi o máximo pois juntamos a Mostra Cultural com a Festa do Dia dos Pais...
Interação e Emoção juntas... Funcionou bastante já que os pais são mais difíceis para se trabalhar em uma festa do que as mães...
A Mostra teve como tema Conhecendo o Brasil Descobrindo Riquezas... em que como já disse antes em outra postagem, dividimos as salas por regiões do Brasil e trabalhamos a arte e a cultura das mesmas.
Para os pais, fizemos uma interação com a Trilha das Regiões em que teriam, jundo de seus filhos, responder as pistas relacionadas as regiões do Brasil....
Foi muito legal...
E no final, um jogo de Volei com os pais para divertir.....
Confiram...
Estamos de volta.....
Queridas(os) Amigas(os)
O tempo é algo que não volta atrás.
Por isso plante seu jardim e
decore sua alma,
Ao invés de esperar que alguém
lhe traga flores ...
William Shakespeare
Feliz Volta as Aulas
7 de julho de 2010
Recadinho...
Porém continuamos trabalhando, planejando o 2º semestre...
Mas afinal de contas, merecemos um pequeno descando para recompor as energias e continuar o trabalho pelo resto do ano...
Até o retorno com novidades mil....
Beijocas
5 de julho de 2010
EDUCAR - Rubem Alves
O verdadeiro sentido da educação está na nossa realidade como educadores...
Sentir o que é ser educador, desfrutar da magia, da energia , da sabedoria, do SONHAR...
Este vídeo demosntra nestas raras belezas o verdadeiro sentido da educação...
1 de julho de 2010
Datas Comemorativas Julho
02 • Dia do Bombeiro Brasileiro
04 • Dia Internacional do Cooperativismo
04 • Independência dos EUA
09 • Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista
10 • Dia da Pizza
13 • Dia do Cantor
13 • Dia Mundial do Rock
14 • Dia da Liberdade de Pensamento
16 • Dia do Comerciante
17 • Dia de Proteção às Florestas
19 • Dia da Caridade
19 • Dia Nacional do Futebol
20 • Dia do Amigo e Internacional da Amizade
20 • Dia da 1ª Viagem à Lua (1969)
25 • Dia de São Cristóvão
25 • Dia do Escritor
25 • Dia do Motorista
26 • Dia da Vovó
27 • Dia do Motociclista
28 • Dia do Agricultor
Dica Musical
Para trabalhar FOLCLORE com alegria, diversão e cultura!!!
A dupla Palavra Cantada tornou-se preferência nacional entre o público infantil, cativando também pais e educadores. Rapidamente Paulo Tatit e Sandra Peres conquistaram seu objetivo: levar qualidade para a música infantil e encantar a todos com sua combinação de alegria e resgate da cultura popular.
Acompanha CD com 19 músicas.
Vale a pena!!!
R$ 39,90
Saraiva .com.br
6 de junho de 2010
É Copa!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Trabalhar com as crianças esta atividade, é sem dúvida muito interessante.
Além de trabalharmos as curiosidades a respeito de todos os países participantes do evento e o que sedia a Copa, pedir para que os alunos preencham a tabela do início ao fim,desenvolvemos vários conceitos como:
Organização;
Concentração;
Memorização;
Raciocínio Lógico.
No final, conseguimos inúmeros resultados, o desenvolvimento pleno das crianças, brincando e torcendo para o Brasil!!!!!!!!!!
Aqui está uma tabela clara e divertida para trabalhar com as crianças!
Fonte: Smart Kids
30 de maio de 2010
Processamento Auditivo Central... O que é isso?
"Desatenção e notas baixas na escola não são sinônimos de falta de inteligência. Às vezes o problema está na incapacidade de lidar com os sons da fala e com o barulho".
Atualmente o estudo do comportamento infantil frente às dificuldades de aprendizagem vem tornando uma constante em profissionais que lidam com as habilidades necessárias a esta.
Quando referimos em habilidades falamos em órgãos dos sentidos, que é por eles que adquirimos o conhecimento, as experiências vividas para um prefeito desenvolvimento. Fatores que interferem na integridade deste sentido, principalmente da audição, podem levar a prejuízos na aprendizagem da fala, leitura ou escrita e/ou outros déficits.
Muitas crianças ou até mesmo adultos podem apresentar características como desatenção, distração quando outro ruído/barulho está presente, dificuldade em entender fatos de duplo sentido ou outras queixas sintomas que podem ser diagnosticada como Desordem do Processamento Auditivo Central (DPAC).
Entende-se por Processamento Auditivo Central (PAC) conjunto de processos e mecanismos que ocorre dentro do Sistema Auditivo (cérebro) em resposta ao som recebido. A estes processos e mecanismos ocorridos damos o nome de habilidades auditivas que são:
Localização Sonora: é a habilidade de identificar o local de origem da fonte sonora.
Atenção Seletiva: é a habilidade em focar um determinado estímulo sonoro em meio a outros sons competitivos auditivos ou visuais.
Sensação Sonora: é própria do indivíduo e depende dos estímulos sonoros por ele recebido.
Discriminação Sonora: é a habilidade de detectar diferenças entre os padrões de estímulos sonoros, detectando diferenças (freqüência, intensidade e duração do som).
Memória: é a habilidade que permite armazenar, arquivar informações acústicas para, quando necessário, recuperá-las.
Compreensão: é a habilidade de entender o significado da informação auditiva. Processo comportamental aprendido.
Reconhecimento: é a habilidade de identificar um evento sonoro já conhecido.
Separação Binaural: é a habilidade para escutar com uma orelha e ignorar a outra.
Fechamento: é a habilidade para perceber o todo quando partes são omitidas.
Na DPAC podem-se apresentar algumas manifestações comportamentais e/ou clínicas. Das manifestações comportamentais da DPAC podem ser:
- atenção ao som prejudicada;
- dificuldade em escutar e compreender em ambientes ruidosos;
- problemas de produção de fala envolvendo alguns fonemas como /l/, /r/, /s/ e / x /;
- distração, agitação, hiperatividade ou timidez (muito quietos);
Já nas manifestações clínicas, podem ser:
- prejuízo de localização sonora;
- prejuízo de memória auditiva para sons em seqüência;
- prejuízo de identificação de palavras decomposta acusticamente (soletrar);
- prejuízo de identificação de sílabas e/ou frases na presença de uma mensagem competitiva.
A desordem do processamento auditivo central pode ter determinadas origens como genética (filhos podem apresentar algumas características dos pais), crianças que apresentam ou apresentaram otites de repetição (inflamação de ouvido) nos primeiros anos de vida, processos alérgicos ou inflamatórios nas vias aéreas superiores, entre outras.
Para se fazer um diagnóstico preciso do PAC é necessário a realização da avaliação audiométrica convencional (audiometria tonal e vocal e impedanciometria) e após testes especiais e comportamentais que apresentam tarefas monóticas (apresenta-se sons diferentes na mesma orelha) e dicóticas (apresenta-se sons diferentes nas duas orelhas simultaneamente), assim sinalizando as habilidades auditivas que estão prejudicadas.
Com a avaliação concluída há um direcionamento que contribui para terapia fonoaudiológica ou psicopedagógica dependendo do seu tipo de desordem.
Dra. Patricia Mello de Oliveira. Fonoaudióloga
Fonte: http://www.otosul.med.br/art05.htm
23 de maio de 2010
Dica Literária
'Pedagogia da Autonomia' é um livro que condena as mentalidades fatalistas conformadas com a ideologia imobilizante de que 'a realidade é assim mesmo, que se pode fazer?' Para estes, basta o treino técnico indispensável à sobrevivência. Para Paulo Freire, educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo neoliberal, reconhecendo que a História é um tempo de possibilidades. É um 'ensinar a pensar certo' como quem 'fala com a força do testemunho'. É um 'ato comunicante, co-participado', de modo algum produto de uma mente 'burocratizada'. No entanto, toda a curiosidade de saber exige uma reflexão crítica e prática, de modo que o próprio discurso teórico terá de ser aliado à sua aplicação prática.
Paulo Freire
Editora: PAZ E TERRA
1ª EDIÇÃO - 2007
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