"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda!"



Paulo Freire




21 de junho de 2009

Tem de ter festa!

Tem de ter festa!
MAS... CONSIDERE:

1. O desnecessário vínculo com efemérides (datas comemorativas)- para haver aprendizagem, é preciso muita pesquisa e mais do que um dia festivo.
2. O desrespeito à liberdade religiosa- há muitas datas exclusivamente religiosas
3. A confusão entre o currículo e o tema da festa- ensino eficiente requer planejamento, avaliação inicial e contínua e uma seqüência lógica que leve à construção do conhecimento.
4. O mau uso das horas dedicadas às aulas de Arte- converter a disciplina em oficina de enfeites e não propor atividades que favoreçam o percurso criador.
5. A estereotipação dos personagens- representações que não correspondem à realidade.
6. A obrigatoriedade da participação- os alunos não são obrigados a participar de momentos não relacionados ao aprendizado.
7. A finalidade incerta dos recursos arrecadados-divulgar o objetivo da iniciativa e prestar contas quando o bem for adquirido
8. O objetivo principal ser apenas atrair os pais-reuniões marcadas com antecedência e planejadas para compartilhar o processo de aprendizagem e a produção intelectual, artística e esportiva das crianças dão melhores resultados.
9. A única maneira de socializar a aprendizagem- exibir a produção intelectual e artística do aluno nas mais variadas ocasiões, geralmente, o caráter de recreação costuma dificultar a apresentação dos saberes.10. O precioso tempo jogado fora- Se a festa não é uma maneira de contextualizar os conteúdos aprendidos, deve ser organizada sempre em horários alternativos aos das aulas, envolver todos e ser muito divertidas

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