"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda!"



Paulo Freire




18 de julho de 2009

Como montar um projeto pedagógico


Ítens importantes e de praxe para montar um projeto pedagógico:


I - Cabeçalho: Tema, turma e período;
II - Justificativa do tema escolhido ( por que escolheu este tema?)
III- Objetivos gerais e específicos das atividades que serão desenvolvidas

(Lembre-se: o objetivo deverá ser atingido pelo aluno e não somente pelo professor.)
IV - Cronograma das atividades (desenvolvimento)
V - Avaliação


A escola deverá ter o seu espaço de aprendizagem re-significado, numa perspectiva social (escola/professor/aluno/comunidade), transformando-a num ambiente cooperativo, onde sejam consideradas as estruturas estimulantes, exigentes, conflituosas, valorizantes e responsabilizantes.
O professor deverá viver suas "estratégias de aprendizagem", desenvolvendo nos alunos a ação e interação no meio e no processo de aprendizagem.
Dessa forma, o aluno vai se formando enquanto sujeito de sua aprendizagem, sendo capaz de ter uma percepção global, organizar-se, estar aberto a outras propostas, ser autônomo e exigente, ter confiança em si mesmo e saber avaliar-se.

17 comentários:

  1. Achei muito interessante, claro, objetivo mas, muito abrangente e de difícil realização pois vivemos numa época em que a maioria dos pais não participam das atividades escolares desenvolvidas por seus filhos e vêem a escola como um local aonde seus filhos passam uma parte do dia e que a educação e formação de seus filhos é de responsabilidade única dos professores.

    ResponderExcluir
  2. sou professora de sociologia e fico muito feliz em saber que existam pessoas como você que ache um verdadeiro sentido em ensinar e não se coloque como um ser supremo num pedestal onde está centralizado todo o saber da humanidade...
    ninguem dá o que não tem....
    crystiane 14.08.2009

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu espaço.
    Gostaria de uma ajuda, se possível claro. Na escola que trabalho vamos fazer uma ação social para a comunidade e meu tema ficou sobre energia, mas não sei como fazer meu projeto. Vamos ensinar como economizar energia e fazer trocas de lâmpadas.Gostaria de sua ajuda.
    Parabéns pelo seu site, maravilhoso!!
    Obrigada desde ja!
    Meu email é: valberiaalves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola ... MEu nome é Danielle estou fazendo fazendo magisterio, e tenho que entregar um projeto de planejamento . Mas estou com algumas duvidas no tema . Sera que voce poderia me ajudra de alguma forma, pois é a primeira vez que faço um planejamento.


    Beijos

    obrigada desde ja .

    ResponderExcluir
  5. Olá, professora MALUQUINHA! Estava acostumadíssima a fazer projetos para minha escola, até que, na Faculdade onde curso Letras (L.Portuguesa/Literatura/último período), vi que nada sabia. Os meus sempre deram certo, mas o que estou montando no Curso, está me rendendo dias e dias de pesquisa e, ainda por cima, me enrolei quando tive que montar as Hipóteses! Deus! Só ELE mesmo para em ajudar, pois está sendo um stresse só. Sinto-me mais criança que adulta (hum... quase idosa... quase 6.0).
    Teriam vocês alguma idéia CLARA para me ajudar. Meu projeto é sobre Literatura de Cordel, que amo tanto. Qualquer coisa me enviem comentários em meu Blog, que aproveito o momento para convidá-las (los) a visitar. http://rebiza.blogspot.com/
    Até mais...

    ResponderExcluir
  6. amei a professora "maluquinha".
    se ela fosse minha professora certamante,teria,
    as melhores notas, pois a professora,como gosta de trabalhar!
    já pensou?

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Achei muito bom o que vocÊ colocou na sua página, a valorização e a união da escola com a comunidade.

    ResponderExcluir
  8. Gostei da forma pratica que achastes par ser útil parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do blog acabei de terminar faculdade de Letras e estou fazendo Pedagogia estou procurando um projeto que seja interessante pra poder apresentar em uma escolinha para o Jardim se tiver alguma sugestão adoraria saber obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Olá professora Maluquinha, adorei a dica dada, mas estou com uma dúvida: como faço pra montar um projeto de visitação ao Museu da Língua Portuguesa em São Paulo? Gostaria de levar os alunos e sei como fazer este cronograma das a tividades e a avaliação. Meu e-mail é vlpontes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, adorei o blog, trabalho com educação infantil, e estamos realizando um Projeto de Literatura Infantil Brasileira, no meu caso, a obra "A ARCA" de Vinícius de Moraes. Suas dicas me foram valiosas, obrigada e parabéns pela iniciativa! bjs

    ResponderExcluir
  12. oi adorei tudo que vi aqui,preciso de sua ajuda
    sou aluna do curso de letras e estou criando um projeto abordando o meio ambiente,no caso quero abordar a questão da sacola plástica no fundamentalI e no ensino médio.
    ficarei grata em poder contar com sua ajuda.
    neiva cabral de souza motta.
    Registro/sp

    ResponderExcluir
  13. oi adorei seu blog,e preciso muito de sua ajuda
    sou aluna do curso de letras estou produzindo um projeto enfocando o meio ambiente,no caso vou enfocar o uso da sacola plástica.espero suas dicas.
    obrigada
    neiva cabral de souza motta

    ResponderExcluir
  14. Sou professora de inglês e estou montando um projeto para profissionais.
    Obrigada pela ajuda.
    ANDREA RIBEIRO - SANTOS SP

    ResponderExcluir
  15. Trabalho na educação infantil e estou montado meu primeiro projeto "Incluir disciplinas no horário da educação Infantil através da criação de espaços lúdicos"

    ResponderExcluir
  16. Olá! profª Maluquinha, adorei seu blog...
    Sou a Simone, estou me encaminhando para esse mundo da educação, a alfabetização, estou no 2º ano de pedagogia na univ. Anhanguera EAD, e estou adorando, meu foco é a alfabetização e tenho certeza que vou adorar, já trabalho com crianças em creche monitora. Bom meu contato é para pedir uma ajudinha básica, sobre projeto poís preciso fazer um trabalho sobre didática "projetos" e pensei falar e fazer sobre garatujas, o que voçê acha, pode me ajudar, dá dicas como começar, como elaborar texto montar e criar. Espero que voçê possa me ajudar. Um grande abraço.
    E-mail.. ssimoneevellyn@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ola! adorei seu espaço.Muito enriquecedor.
    Estou com dificuldades para montar alguns projetos que estou desenvolvendo as atividades na sala e aula ,já,mas estou sentindo a necessidade de colocá-las no papel.
    Poderia me dajudar?
    Ficarei muito grat.
    Meu e-mail:pollyanna742@hotmail.com
    Um abraço e aguardo respostas!
    P.S. Meus projetos são sobre o centenário de Vvinicus de Moraes,Mídias Sociais ,,onde eu gostaria de criar uma rádio na escola e sobre as gerações românticas.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Após lido poderá ser colocado no site.