"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda!"



Paulo Freire




28 de outubro de 2009

Dica Literária

Aos 24 anos, sem nenhuma experiência profissional, Esmé Raji Codell se deparou com um grande e assustador desafio: lecionar para uma turma de 31 crianças negras e pobres, numa escola pública em Chicago.
Teimosa e cheia de disposição, ela reuniu todas as forças para ensinar àquelas crianças não só matemática, literatura ou ciências, mas princípios como justiça, honestidade, humildade e compaixão.
Enfrentou a violência e seus próprios medos, além da incompetência e da repressão da diretoria.
O resultado foi um extraordinário trabalho de humanização e conquista de dignidade. Aquelas crianças, muitas vezes vítimas de violência doméstica, sofrendo com a falta de dinheiro ou de carinho, jogavam seus problemas na "cesta de problemas" na entrada da sala de aula e se transportavam para um outro mundo, onde havia respeito, divertimento, cultura e amor.
Destaco a máquina do tempo criada por ela, além das atividades de "ensinar às turmas menores" como forma de incentivar seus alunos a estudarem mais.
Esmé ensina, no diário pessoal Uma Professora Fora de Série, que as maiores dificuldades podem ser dribladas com criatividade. Com boa vontade, persistência, firmeza e principalmente amor é possível construir uma nova realidade, seja ela qual for.
Este livro é uma lição de vida, não só para educadores, mas para todos aqueles que se preocupam com o futuro da educação, em qualquer lugar do mundo. Temas universais como violência, desrespeito, discriminação, despreparo e justiça são abordados de uma forma autêntica, bem-humorada e profundamente emocionante.

Esmé Raji Codell foi professora de ensino fundamental em Chicago durante cinco anos. Como especialista em literatura infantil, ela dá conferências para vários grupos educacionais americanos, incluindo a Associação Internacional de Leitura, a Associação Americana de Bibliotecas e a Associação de Educação dos Estados Unidos.

Autora: Esmé Raji Codell
Editora: Sextante

Um comentário:

  1. olá Querida, passei para dar uma espiadinha nas novidades e lhe desejar uma doce semana, bjinhos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Após lido poderá ser colocado no site.