"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda!"



Paulo Freire




18 de setembro de 2011

Sindrome de Irlen


O que é Dislexia de Leitura - Sindrome de Irlen

Dificuldade relacionada à manutenção da atenção, compreensão e memorização e à atividade ocular durante a leitura levando a um deficit de aprendizado. A Dislexia de Leitura afeta pessoas de todas as idades, com inteligência normal ou superior à média e está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações recebidas pelo sistema visual.
Devido ao esforço despendido no processamento das informações visuais, a leitura torna-se mais lenta e segmentada, o que compromete a velocidade de cognição e a memorização, produzindo cansaço, inversões, trocas de palavras e perda de linhas no texto, desfocamento, sonolência, distúrbios visuais, dores de cabeça, irritabilidade, enjôo, distração e fotofobia, após um intervalo relativamente curto na leitura.
Embora a causa da dislexia de leitura esteja relacionada às alterações neurobiológicas no processamento cerebral, problemas oculares contribuem significativamente para os sintomas da dislexia. Estima-se que 85% de todo o aprendizado dependa das informações recebidas através do sistema visual.
A avaliação oftalmológica dos pacientes disléxicos deve ser dinâmica considerando a atividade ocular durante a leitura e o esforço contínuo de foco para longe, perto e distâncias intermediárias (quadro negro, livros e cadernos e computador), o fluxo de informações constante e a percepção e cognição cerebral.
Sintomas mais freqüentes - Sensibilidade à luz (luz do sol, luzes fortes, luzes fluorescentes, faróis, iluminação das ruas)
- Estresse e esforço ao realizar tarefas rotineiras (atividades visuais, audição, assistir TV, visualização de cores, uso de computador)
- Dificuldade na área matemática (erros de alinhamento, velocidade, exatidão/precisão)
- Distração constante (leitura, audição, trabalho, provas)
- Dores de cabeça ao ler
- Desempenho comprometido nos esportes com bola
- Dificuldade para acompanhar objetos em movimento
- Sonolência em viagens de carro ou ônibus
- Dificuldades ao dirigir durante a noite
- Cansaço/Fadiga em atividades rotineiras
- Audição “retardada”
- Baixa concentração no estudo e ao realizar provas
- Dificuldade na leitura de partituras
- Percepção de profundidade comprometida
- Déficit de Atenção
- Náuseas, tontura e dores de estômago ao ler
- Dificuldades para seguir a leitura apenas com os olhos
- Ansiedade
- Nervosismo

Efeitos de Distorção Visual
Desfocado, Hali, Rios,Serrilhado, Tremido,Redemoinho e Desbotado.
(No site, apresentação com os diversos efeitos)

Tratamento
A abordagem é sempre multidisciplinar, sendo que a contribuição oftalmológica é feita em quatro etapas:
1ª Etapa:- Entrega de questionários: Ao agendar sua consulta o paciente receberá dois questionários que deverão ser entregues no momento da entrevista inicial.
- Entrevista inicial: Ao chegar ao Hospital de Olhos o paciente receberá orientações sobre o processo de avaliação pelo qual será submetido, sendo especificadas todas as etapas do procedimento e histórico do paciente.
- Avaliação oftalmológica de rotina: Nesta etapa serão obtidos dados sobre acuidade visual, refração, retina, pressão ocular com o objetivo de afastar alterações oculares.
2ª Etapa:- Avaliação da Função Visual: serão realizados testes psicofísicos como sensibilidade ao contraste, percepção cromática, aberrometria, encerrando assim a análise da função e processamento visuais.
3ª Etapa:- Screening: avaliação para constatação de distorções visuais no processo de leitura pela metodologia Irlen
- Diagnóstico Padrão de Leitura Cognitiva( DPLC): Rastreador ocular para análise, medidas e identificação do padrão visual sob estímulo dinâmico com registros da movimentação ocular durante a leitura. O DPLC nos permite constatar objetivamente a eficiência da leitura do paciente.
- Avaliação da função neurovisual: Seleção e adaptação dos filtros seletivos, específicos para cada paciente.
4ª Etapa:- Entrega dos Filtros: o paciente será submetido ao DPLC e Teste da visão cromática.

Fonte:www.dislexiadeleitura.com.br

3 comentários:

  1. Olá Multiplicadora Maluquinha, estamos muito felizes por você fazer parte deste projeto. Como prometido, seu blog já foi divulgado. Fizemos de coração, esperamos que goste!

    Aqui está o link da publicação:

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/08/multiplicador-educar-e-criar-por-um.html

    Faça uma visitinha especial ao blog Educadores Multiplicadores, abra as páginas e veja como ficou sua divulgação.

    Multiplicadora, (se quiser) escreva um pequeno post mostrando sua chegada ao Educadores Multiplicadores.

    E já sabe, seu blog poderá ficar em evidência todos os meses, conforme as regras da parceria.

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    Conheça também o blog Marquecomx:

    http://www.marquecomx.com.br/

    Parabéns pelos excelentes textos, fique na Paz de Cristo Jesus, abraço e até breve!

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  2. Olá Fernanda! Vim conhecer seu blog e o achei bem interessante. Acabei de ler o texto sobre dislexia e relembrei dois casos bem sintomáticos que tive. Sou professor de filosofia e atuo mais com a moçada, mas alguns alunos são "empurrados" até o EM sem ter conhecimentos mais profundos de leitura, compreensão de texto, escrita, elaboração de raciocínio lógico, inferência e outros. Após análise de especialistas, houve um trabalho em conjunto com professores, coordenadores e diretora para que fossem solucionados os problemas. Eis que depois de dois meses, os alunos eram outros, com auto-estima elevada e integração total à sociedade. Tão simples foi resolver e devolver o gosto de viver àqueles alunos, pena é saber que poucos educadores se importam com as dificuldades de seus alunos, preferindo transferir ou punir os problemas. Um abraço.

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  3. Por favor, retire essas letras e números, que dificultam a publicação de comentários. Tentei várias vezes e quase desisti. Leia e apague este. Obrigado. Augusto

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